Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O melhor Pai do Mundo

Ser Pai é uma experiência que merece ser partilhada. Este espaço é dedicado a todos os Pais que receberam dos seus filhos o título de "O melhor Pai do Mundo".

Pai, tu tens super-poderes

pai-tu-tens-super-poderes.png

Nós os Pais super-heróis temos mais super-poderes que o Superhomem e o Batman juntos, mais força que o Hulk quando se enerva e somos mais pegajosos que as teias do Homem Aranha. Alguém duvida? Então que lhe caia, neste momento, um meteorito em cima.


Leio tudo e mais alguma coisa sobre esta missão que nos foi confiada, resultado disso mesmo são estas palavras que está a ler. Nesta "tarefa" que me dá tanto prazer, evito ao máximo transcrever textos, prefiro inpirar-me num ou noutro pormenor e desenvolver, a partir daí, a minha própria ideia. Mas há exceções e no caso do texto seguinte não alterei nem uma virgula por estar completamente de acordo com o que está escrito e por achar que iria fazer pior, de certeza.

O artigo intitula-se "Os super-poderes do pai" e foi escrito pela Cátia Teixeira, psicóloga clínica na Oficina da Psicologia, a quem endereço os meus agradecimentos por esta lista de super-poderes.

Super-poder nº 1 - 15 minutos de presença poderosa.
Participe na vida do seu filho, no seu dia-a-dia. A proximidade constrói-se aos poucos. Não se culpe se tem de trabalhar e não pode estar sempre com o seu filho, mas não abra mão de terem um tempinho só para vocês. Quantidade não é sinónimo de qualidade.

Super-poder nº 2 – Ataques de cócegas, beijinhos e abraços.
O seu filho precisa do seu afeto. Dê muitos beijinhos e abraços, já lá vai o tempo em que isso era coisa da mãe. E o pai é perito em ataques de cócegas!

Super-poder nº 3 – Pó mágico de segurança.
Ajude o seu filho a tomar decisões quando ele lhe pedir ajuda, transmita-lhe confiança nas suas capacidades, dê conforto e apoio nos momentos difíceis.

Super-poder nº 4 – Modelo a seguir.
As crianças aprendem com os modelos que têm na sua vida. Modele a humildade, a honestidade, a alegria e a tolerância no seu quotidiano. Lembre-se que o seu filho está constantemente a observar.

Super-poder nº 5 – O super-elogio.
Mostre que valorize o seu filho, elogie os comportamentos adequados e esteja preparado para oferecer apoio perante os comportamentos menos positivos. O pai que disciplina de forma serena, clara e justa mostra amor pelos seus filhos e transmite-lhes segurança.

Super-poder nº 6 – Mente compreensiva.
Procure compreender o seu filho em momentos difíceis, escute o que ele tem para lhe dizer e dê-lhe orientações simples.

Super-poder nº 7 – Trabalho em equipa com a mãe.
Independentemente da situação familiar, na educação dos filhos, pai e mãe devem ser aliados. Quando o pai e a mãe mostram respeito um pelo outro permitem que os filhos cresçam num meio onde há segurança. Trabalhe em equipa com a mãe, converse com ela sobre as suas preocupações e dúvidas, procurem soluções em conjunto.

Super-poder nº 8 – Super-orgulho por ser pai.
Os motivos de orgulho são mais que muitos, aquele desenho que o seu filho lhe fez no Dia do Pai, a participação na peça de Natal da escola, o primeiro passo ou simplesmente aquele abraço acompanhado da frase “Gosto muito de ti pai!”. Esteja atento ao que há de melhor em si e no seu filho.

Super-poder nº 9 – Voar pelo mundo da paternidade.
Ser pai é um caminho diário, com desafios constantes e descobertas fascinantes, esteja simplesmente disponível para abraçar esta missão preciosa.

Super-poder nº 10 – Sou um super-pai!
Lembre-se, não existem pais perfeitos, existem simplesmente… SUPER-PAIS, use e abuse dos seus “super-poderes”.

Relembro o propósito deste espaço: elevar o papel do Pai na sociedade, mostrar que não existem Pais do antigamente e Pais modernos, unir os Pais através da partilha de informações e experiências para que, em cada dia, sejamos "o melhor Pai do Mundo"...

O Pai

Fonte: Os super-poderes do pai

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.