Pai, tu és o melhor Pai do Mundo
Há mais ou menos um ano e meio, comecei a publicar alguns textos que tinha escrito sobre a fabulosa jornada que é ser Pai. Foi interessante perceber, sem grande esforço diga-se, que esta coisa de blogues sobre parentalidade é um mundo de mulheres. São as mães que tomam mais vezes a iniciativa de partilhar as suas experiências, contudo, procurando bem, há alguns exemplos de Pais que furam a regra.
Eu resolvi avançar com este pequeno contributo com um objetivo simples: reunir uma comunidade de Pais (e Mães) que sentem esta missão como a melhor coisa que lhes aconteceu na vida.
Quem é o autor do blog "O melhor Pai do Mundo"?
Chamo-me Márcio Pedro Nogueira, tenho trinta e tal anos e sou um Pai babado, orgulhoso e, às vezes, Pai galinha. Não escondo que sou um ativista pela afirmação do papel do Pai na educação dos filhos. É isto que me move. Sou um Pai babado, orgulhoso e, às vezes, Pai galinha.
Como surgiu a ideia de criares um blog?
No dia em que nasceu o meu filho descrevi o momento e enviei a história para alguns familiares e amigos. A história tinha tudo, drama, ação e um final feliz. As pessoas adoraram e disseram-me que consegui transportá-las para dentro da experiência. A partir daí fui escrevendo sobre as várias etapas, até que um dia, resolvi tornar públicas essas histórias adaptando-as ao formato de blog. A história tinha tudo, drama, ação e um final feliz.
E escreves sobre o quê?
Escrevo histórias sobre vivências, sobre pequenos momentos que surgem no dia-a-dia sobretudo da nossa ligação aos filhos. São as perguntas mais curiosas, as preocupações mútuas e as minhas opiniões sobre aquilo que leio sobre a parentalidade. Sim, leio muito sobre o assunto. Não escrevo sobre como fazer as coisas, nem quero ser exemplo para ninguém. Cada Pai e Mãe têm o seu estilo e personalidade.
E afinal quem é o melhor Pai do Mundo?
Para o meu filho sou eu, já o ouvi várias vezes a dizer. Para mim, o melhor Pai do Mundo é o meu, claro (ler também "Atenção, eu não sou o melhor Pai do Mundo"). Não tenho dúvidas que em cada Pai, está o melhor Pai do Mundo.Não tenho dúvidas que em cada Pai, está o melhor Pai do Mundo.
E as mães, também podem ler?
Claro que sim. Eu acho que as Mães leem mais do que os Pais. Já todos percebemos que o conceito do "Pai moderno" está datado, pertence ao passado. Hoje o Pai e a Mãe sabem o seu papel e de que forma podem, em coordenação, contribuir para a educação dos filhos. Contudo, a visão do Pai é um pouco diferente e é isso o que atrai as Mães a lerem as minhas histórias e a espreitar aquilo que pensamos...
O que sentiste ao ver o blog nomeado para Blog do Ano na categoria Família?
Foi e está a ser fantástico. A dimensão desta iniciativa é brutal e isso reflete-se no crescimento diário do número de seguidores. Isto só pode ser bom, mas o melhor ainda está para chegar. Sendo o único Pai nos nomeados, há muita curiosidade e eu acho que as Mães vão juntar-se aos Pais para votarem no blog "O melhor Pai do Mundo". Acredito que o Pai vai ganhar.
Pode votar todos os dias em blogsdoano.pt na categoria Família. Um voto faz a diferença.
O Pai