Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O melhor Pai do Mundo

Ser Pai é uma experiência que merece ser partilhada. Este espaço é dedicado a todos os Pais que receberam dos seus filhos o título de "O melhor Pai do Mundo".

Pai, tira-me uma foto e põe no Facebook

pai-tira-me-uma-foto-e-poe-no-facebook.png

Tenho acompanhado com grande entusiasmo o crescimento da comunidade em torno deste espaço. É gratificante angariar seguidores de uma mensagem tão universal como é a de sermos Pais. Uma das coisas que me chamou a atenção foi o facto de encontrar muitos Pais e Mães que fazem questão de colocar as fotos dos seus filhos na sua foto de perfil. É uma constatação um tanto ou quanto superficial porque o que me é dado a ver são pequenos quadrados.

É mais um dos assuntos do Mundo da parentalidade "moderna" - devo ou não devo expor o meu filho nas redes sociais? Que perigos existem? O que pode acontecer?

Se recuarmos aos anos 80 e 90, os anos da minha infância e adolescência, esta preocupação simplesmente não existia para os Pais. A internet era uma miragem e o conceito de redes sociais resumia-se a idas ao café, festas familiares e afins. A máxima exposição que uma criança poderia ter era ser "escolhida" para a montra do fotógrafo lá da rua ou então, se tivesse olhos azuis e cabelo loiro, ser escolhido para um anúncio qualquer.Imaginem o sucesso que esta foto teria se os meus Pais a tivessem orgulhosamente publicado no Facebook:

Eu nos anos 80

A brincar a brincar, esta foto estaria agarrada a mim para o resto da vida, seria o início da minha pegada digital, mas não teria sido eu a decidir iniciar esse caminho. E aqui é que está o cerne da questão. Coloque-se no lugar dos seus filhos e tente entender qual seria a sua decisão.

Na pesquisa para este artigo encontrei de tudo, quem defenda que até pode colocar mas em círculos fechados, quem defenda que não há pessoas mal intencionadas e por isso não faz mal nenhum em partilhar a felicidade dos mais pequenos com o Mundo e existem os mais radicais que defendem que fotos de crianças nem pensar.

A minha posição desde que sou Pai e tenho perfil em várias redes sociais é que nunca vou expor o meu filho, nem mesmo em circuito fechado. Se depender de mim é mesmo nunca!

Em que é que me baseio para ter esta postura? Para além do conceito de rede social onde não se sabe bem quem vai ler as nossas publicações, retive dois "alertas" de fontes muito credíveis:

1. Um alerta da PSP a aconselhar que não se exponha os filhos de forma descuidada. Este alerta apareceu neste Verão e foi amplamente difundido pelo Facebook. Até o melhor PAI do Mundo fez referência:

Alerta da PSP sobre a exposição de fotos de criançasFacebook Polícia Segurança Pública

2. Um artigo onde é referido que o próprio Facebook está a desenvolver uma forma de alertar os Pais quando estes estão a partilhar fotos de crianças. Ora se o próprio Facebook, que o que quer é que haja publicações, vai pedir às pessoas para que confirmem se querem mesmo colocar uma foto onde o seu filho está presente, isto é um sinal claro que há perigos!
HuffPost Parents - Facebook Wants To Help Parents Safely Share Photos Of Their Kids

A educação dos nossos filhos é da responsabilidade dos Pais e de quem os acompanha de perto, ou seja, são estas as pessoas que tomam decisões, sobre o dia-a-dia, sobre o futuro, etc. São também estas pessoas que decidem se uma criança tem ou não exposição nas redes sociais.Há também que ter em conta o que faz a Escola, o clube de futebol ou o grupo de dança. Estas instituições têm de ter a autorização expressa dos Pais para poderem partilhar fotos das crianças.

O meu alerta como Pai é no sentido de terem cuidado, porque uma foto da família num determinado local pode dar muitas ideias a quem é muito mal intencionado. Mais uma vez reafirmo que, pelo facto de fecharmos o círculo, não quer dizer que não seja possível o Mundo ver uma imagem.

Ficam duas dicas práticas que eu próprio utilizo:

1. Se quiserem partilhar fotos das crianças com a família ou amigos próximos abra um grupo no Whatsapp com essas pessoas. O Whatsapp é privado e todas as mensagens são encriptadas, quer dizer que não são guardadas nem utilizadas para outros fins.

2. Se quiser mostrar as fotos das férias ou da última festa de Natal sugiro que use o Google Photos. É online e pode associar o seu email Gmail (conta Google). Ao criar os álbuns pode partilhá-los com alguém e definir que essa pessoa só os pode ver e não pode editar. É útil, por exemplo, para mostrar na televisão (nas Smartv) porque não precisa de nenhum programa, é tudo online. Pode, a qualquer momento, fechar a partilha.

Vejam ou revejam a minha entrevista no programa Olá Maria do Porto Canal:



As redes sociais mudaram o Mundo, trouxeram-nos proximidade, imediatismo, fenómenos sociais que nunca na vida nos passava pela cabeça, mas também têm o lado da exposição que temos de saber muito bem viver com ela em todos os sentidos.

O Pai

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.