Pai, tenho tudo pronto para regressar às aulas
O regresso às aulas está aí e é aquela altura em que temos de preparar tudo ao pormenor para nada falte no arranque. É a lista dos materiais, são os manuais, é a roupa que deixou de servir, é o novo horário… Enfim, não bastava as férias terem acabado.
Por incrível que pareça, nós cá em casa gostamos desta preparação toda. É um assunto em que todos temos de estar envolvidos. Este ano a Mãe tratou dos materiais e eu tratei dos manuais. Muitos materiais deram para serem reutilizados neste ano e isso é muito bom para a carteira dos Pais.
Uma das coisas que não deu para reutilizar foi a mochila. A anterior durou dois anos e já estava pequena para o que o miúdo precisa. É um dos materiais mais importantes, pois para além de servir de arrumação para quase tudo, temos de ter em atenção a forma como é transportada. Sempre tive dúvidas sobre qual seria o modelo mais indicado. A oferta é imensa e aqui não nos podemos deixar influenciar pela estética. É na funcionalidade que deve estar centrada a escolha.
Ora, nesta escolha, resolvi pedir ajuda à Elsa Morais, personal trainer e professora, que lida todos os dias com a postura no seu estúdio: o Inspire na Av. da Boavista no Porto. A Elsa até escreveu um artigo bem interessante sobre a escolha das mochilas (pode ler aqui). Fui falar com ela e pedi-lhe um conselho profissional. Como achei a sua explicação fantástica, resolvemos fazer um vídeo em conjunto para partilhar estas dicas com outros Pais. Aqui fica o vídeo completo:
Mochila, check! Agora passamos aos manuais. Este ano é diferente, a Escola deu um passo em direção ao digital e propôs que os manuais fossem digitais. Cada aluno terá um tablet e será nesse aparelho que farão algumas atividades. Eu sou a favor das tecnologias na educação. Seria um contra-senso para uma geração que nasce já a saber lidar com a tecnologia não a utilizar em prol da educação. É também uma forma de precisamente reduzir o peso nas mochilas e até poupar alguns euros, porque os manuais digitais são mais baratos que os em papel.
Manuais, check! Falta uma parte muito importante de todo este processo. Etiquetar todos os materiais. Nos anos anteriores compramos etiquetas brancas e escrevemos o nome do nosso filho em tudo o que era material. Passados uns meses essas etiquetas ou tinham desaparecido, estavam pintadas ou tinham ficado escuras. O nome acabou por rapidamente desaparecer. Não nos podemos esquecer da roupa onde as tais etiquetas brancas não funcionam.
Numa das minhas pesquisas descobri o site da Ludilabel. Dei uma vista de olhos e todo o processo me parecia bem simples e até lúdico, porque conseguimos personalizar as etiquetas seja com personagens conhecidas como até com imagens de futebol. Estão a ouvir os sininhos nos ouvidos do meu filho? Quando lhe falei em futebol ele veio para o computador e personalizou as suas próprias etiquetas. Em três passos estavam prontas e a encomenda a caminho.
Material e roupa identificada, check! Ah, já agora, se pretenderem fazer uma encomenda na Ludilabel, utilizem este link, oferece um desconto de 10% na vossa encomenda. A nossa chegou em dois dias, é muito rápido.
Fizemos a última verificação dos materiais e tudo estava conforme a lista que a Professora nos mandou. O arranque é literalmente pesado com a mochila dos livros, a caixa com os materiais, a mochila do futebol, a lancheira e claro…a bola de futebol que não pode faltar.
Como referi o envolvimento é de todos e com gosto. Eu sou um apaixonado por material de escrita, os blocos, as canetas e talvez por isso incuti este bichinho no meu filho que cuida sempre muito bem de tudo, mas acima de tudo usa sem medo de estragar, afinal para aprender é preciso utilizar as coisas.
Vamos entrar num novo ciclo, voltar às rotinas que se perderam nas férias e entrar com o pé direito em mais um ano escolar.
Bom ano para todos os alunos e…para os Pais!
O Pai