Pai, o que vamos fazer nas férias grandes?
Estão aí as férias de verão, as chamadas férias grandes. São quase dois meses de descanso merecido para as nossas crianças. Não sou defensor da ideia que as crianças têm de ter todo o seu tempo ocupado para evitar que entrem em tédio. Estarem aborrecidos faz parte da vida. Quem não gosta de passar uma tarde refastelado no sofá sem nada para fazer?
Mesmo assim, acho muito saudável que as crianças tenham ocupações de preferência coisas diferentes daquilo que estão habituadas a fazer durante o ano letivo. Na minha lista excluo desde logo atividades que tenham a ver com matérias da escola e tento procurar algo que o desafie.
Tenho duas fontes de pesquisa que gosto muito: o site Pumpkin (https://pumpkin.pt/), agora com um layout renovado e muito fácil de procurar e o site Estrelas e Ouriços (http://estrelaseouricos.sapo.pt/) também este bem estruturado e até com mais atividades espalhadas pelo país e não somente para Lisboa ou Porto.
Dividi a minha pesquisa por atividades para mais do que um dia e visitas para fazermos em família:
ATIVIDADES PARA FÉRIAS
EVENTOS E VISITAS
O bom das férias é que os horários são bem mais descontraídos, por isso não vale a pena agendar tudo ao mesmo tempo. Como escrevi em cima, as crianças não devem ficar com a sua agenda cheia de coisas para fazer. Ver televisão, brincar com os Avós, os Tios, os primos ou os vizinhos também são ótimas atividades.
Vamos lá desfrutar das férias!
O Pai