Pai, o que é a liberdade?
Em 1974 eu não era nascido, não vivi o dia da revolução, mas eu e a geração de pessoas que nasceram depois do 25 de abril vivemos marcados por esse dia. Somos o fruto da revolução. Mas o que é a liberdade?
É algo difícil de explicar num contexto tão abrangente como o que se passou no nosso país.
Ouço as histórias de quem viveu o tempo da ditadura e fico a imaginar como seria viver naquela altura, sobretudo como seria educar os filhos, mais ainda, o que será que pensavam os Pais quando traziam um filho ao Mundo sabendo do cenário que iriam encontrar?
Na minha opinião, tudo está na perspetiva. É certo que ninguém sabe o que é a liberdade se nunca a teve. Será que os nossos Pais não eram felizes nesse tempo? Acredito sinceramente que o eram. O ser humano adapta-se. É sem dúvida mais difícil viver-se em revolta, quando nada acontece. Foi assim que se deu a revolução.
E como é que eu explico ao meu filho o que é a liberdade?
Começo por dizer que a liberdade está em tudo o que fazemos. Sermos livres é termos personalidade, pensarmos pela nossa cabeça e lutar contra o que nos tira ou desvia deste espírito.
Ter liberdade é ter opinião, é ter voz ativa para decidir o que queremos, onde queremos estar, com quem queremos estar.
Mas, se há 43 anos somos um país livre, será que somos pessoas livres? Pois, nem sempre. A vida obriga-nos a tanta coisa que muitas das vezes sentimo-nos presos. Eu gosto muito do que faço profissionalmente, sou um privilegiado por isso, mas por vezes sinto que trabalho unicamente para ganhar dinheiro. Isto é ser livre?
Gostaria que o meu filho pudesse ser mais livre do que eu. Livre de amarras a que a sociedade nos prende, livre de compromissos chatos, livre de objetivos diários e pensamentos bloqueados. Será que podemos incutir uma ideia de liberdade absoluta na educação dos nossos filhos?
Não podemos! Se assim fosse eles seriam pássaros perdidos. Mas podemos oriente-los para perceberem que a liberdade deve ser gozada com responsabilidade. Que a maior conquista que fica do dia 25 de abril de 1974 é a liberdade de pensamento e aí reside a base daquilo que somos como pessoas.
O Pai