Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O melhor Pai do Mundo

Ser Pai é uma experiência que merece ser partilhada. Este espaço é dedicado a todos os Pais que receberam dos seus filhos o título de "O melhor Pai do Mundo".

09.Dez.18

Pai, no teu colo há espaço para dois?

pai-no-teu-colo-ha-espaco-para-dois.png

Gostava de estar na cabeça do meu filho e perceber o que está a pensar agora que chegou a irmã. Perceber o que está sentir. Curioso eu sei que está, mas julgo que não tem ainda a noção do que está a acontecer.
 
Diz-se que o mais velho vai sentir a passar para segundo plano, vai sentir ciúme, vai sentir falta de atenção, vai sentir menos mimo. Vai ter a necessidade de chamar a atenção dos Pais para desviarem os olhos do bebé. Vai reclamar um espaço que já foi só seu, vai tentar reconquistá-lo. Vai sentir medo que os Pais se esqueçam dele, que deixem de brincar como faziam e que vão deixar de existir aqueles momentos em que passam horas enrolados no sofá a ver filmes ou simplesmente aconchegados.
 
Os Pais vão tentar manter a mesma atenção, abrir espaço para não ocupar o que já foi só do mais velho, vão manter tudo o que era até ao nascimento da irmã mais nova. Vão tentar, mas há uma grande probabilidade de não conseguir… pelo menos nos primeiros tempos.
 
Eu também sou o irmão mais velho. Tenho mais 9 anos do que a minha irmã e quando ela nasceu senti (sem me aperceber é claro) que o meu papel na família seria diferente. Cresci mais depressa é certo, mas aprendi para ensinar e ajudar os meus Pais a serem ainda melhores com a minha irmã.
 
Tudo o que queremos como Pais é que voltemos a formar o núcleo, agora com mais um elemento e que tudo fique unido como até aqui.
 

O colo dos Pais é um espaço imenso onde cabem todos com o mesmo aconchego. É proporcional ao amor que sentimos pelos nossos filhos. Os nossos braços aumentam, ficam enormes capazes de abraçar um Mundo se tal fosse preciso. O nosso peito fica uma espécie de plataforma de aterragem como um porta-aviões com espaço para uma frota inteira.

 
“No meu colo há espaço para dois”. Esta frase é retirada de uma música da Luísa Sobral onde ela explica à filha mais velha que a chegada do bebé será o seu melhor presente.
 
Há sempre o receio de falhar neste aspeto. Que o nosso filho mais velho sinta a diferença e isso o marque na forma como olha para a irmã. Não é fácil para os Pais, mas nada o é. Com 8 anos o nosso filho tem já uma noção muito concreta daquilo que o rodeia. Diferente seria se fosse mais novo. Não é melhor nem pior, é apenas mais um dos desafios que enfrentamos como Pais e que queremos ser bem sucedidos.
 
Quando ficamos grávidos, as nossas conversas andaram muito à volta deste aspeto: 
“Como irá o nosso filho reagir?”
“Estaremos à altura de manter a atenção que ele tem?”
“Estará preparado para as mudanças?”
 
Não encontramos respostas para todas as dúvidas, mas estamos certos que continuaremos a fazer tudo para sermos felizes, para continuarmos muito juntos e a querer fazer tudo em família. Algumas coisas vão mudar? Claro que sim, mas a vida precisa destas mudanças...
 
O Pai
 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.