Pai, não me ganhas a jogar Fifa
Mães, desculpem, não quero ser injusto e colocar-vos à parte desta história. Acredito até que existam Mães que jogam Fifa com os filhos e com as filhas. Não é um preconceito, trata-se apenas de uma tendência - os rapazes gostarem mais deste tipo de jogos que as raparigas. :)
Temos um jogo novo que faz as delícias dos homens lá de casa. O Pai Natal trouxe o FIFA 18 para o mais pequeno e a criança grande, sim eu o Pai, adorou a ideia do senhor das barbas brancas.
Nós já tínhamos o jogo em versão demonstração instalado e fizemos um ou outro jogo, nada de oficial.
O miúdo adora seguir os youtubers que jogam e ensinam jogadas e outros truques. Ele vê uma vez e quando jogamos diz "Pai, vê este pontapé tornado que aprendi no YouTube.". Eu fico literalmente a olhar para os bonecos. Os botões para mim ainda são demasiados e troco-me todo especialmente quando estou isolado em frente à baliza.
Tudo isto para dizer o quê? Levo "coça" pesada. São 4-0, são 5-2, 3 golos sem resposta ainda antes do intervalo. "Pai, tens de treinar se não vou ganhar sempre.". Fico a olhar para aquele cenário de humilhação dado por um miúdo.
Já não chegava a humilhação em campo, ainda vem a Mãe ajudar à festa. "Estás a perder outra vez?" e lá me pergunta baixinho "Estás a deixar o menino ganhar?". NÃO!
A forma como em meia dúzia de dias a criança assimilou o jogo, que não é fácil e me dá lições a cada jogo. "Agora é que vai ser, escolhi o Real Madrid e o Ronaldo vai marcar três golos..." digo eu confiante. "Ok, vou escolher uma equipa mais fraca para te ajudar Pai".
Pumba! Três golos antes dos 20 minutos de jogo...e o colosso Real Madrid reduzido a cinzas, com o nosso Ronaldo sem tocar na bola.
Os nossos jogos acontecem somente ao fim-de-semana. Durante a semana a PlayStation descansa, mas acho que vou ter de começar a quebrar esta regra, sem que ninguém saiba lá em casa, para treinar.
Pais, se tiverem sugestões agradeço. Acredito que existam mais Pais a sofrer...
Mães, eu percebo que não entendam bem o que é que um jogo de consola nos consegue prender à televisão. É a emoção do futebol!! Ok, também não consigo explicar.
Filhos, deixem os Pais ganhar de vez em quando, só para animar. Vá lá, please... uma vitóriazinha.
O Pai