Pai, gosto de ti como és. Feliz dia do Pai
No dicionário:
Pai: nome masculino; homem que exerce as funções paternas; homem que procriou um ou mais filhos; genitor...
Na vida real:
Pai: ser imperfeito, inseguro, cheio de dúvidas, mas com pelo menos uma certeza: um amor incondicional pelos seus filhos.
Por mais imperfeições ou incertezas que o Pai tenha, vai ser sempre e para sempre o Pai. A figura que o filho constrói na sua memória vai acompanhá-lo no seu crescimento. Vai seguir o que de bom e também de menos bom colhe da relação que tem com o seu Pai.
Não adianta sermos diferentes. Não adianta impormos ideias ou ações que sejam contrárias ao que defendemos. Ser Pai é ser humano em estado puro, não se aprende ao ler um livro, não se fica melhor simplesmente por observar os outros. Ser Pai cultiva-se no dia a dia.
Os nossos filhos são os protagonistas da nossa vida e nós não nos importamos com isso. Ajudamos no guião, damos ideias para novas cenas e queremos estar nas mais importantes. Ser Pai é não se importar de ser o ator secundário e fazer brilhar o principal.
À volta das imperfeições do Pai vivem algumas angústias e frustrações. "Eu quero ser um Pai presente, não quero falhar nenhum momento.", exijo ser perfeito, mas não é esta perfeição que os nossos filhos querem. Eles querem que sejamos nós próprios, ele entendem quando tentamos o impossível e dizem-nos "Não te preocupes, está bem assim". Eles não nos pedem nada, nós é que nos exigimos dar.
Não conheço ninguém que tenha esgotado o amor que tinha para dar a um filho, mas sei que há País que nunca o conseguiram expressar. Dizer a um filho "Amo-te" é tão valioso, tão sentido que de certeza o vai marcar para sempre. Diga-lhe todos os dias!
Pais, assumam as vossas virtudes, assumam as vossas fraquezas, expressem o que sentem, não oprimam os sentimentos. Se há pessoas para quem devemos ser transparentes, essas pessoas são os nossos filhos.
Seja Pai (ponto), os seus filhos vão amá-lo assim.
Feliz dia de todos os melhores Pais do Mundo.
O Pai