Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O melhor Pai do Mundo

Ser Pai é uma experiência que merece ser partilhada. Este espaço é dedicado a todos os Pais que receberam dos seus filhos o título de "O melhor Pai do Mundo".

Pai, está na hora de contares uma história

pai-esta-na-hora-de-contares-uma-historia.png

"Ler é uma viagem", já li isto em qualquer lado e concordo com o que se quer dizer. Se há várias formas de ativarmos a nossa imaginação, a leitura é uma delas e das mais enriquecedoras. Quando uma criança com 5 ou 6 anos começa a ler, presenciamos à abertura de um novo Mundo. Ler é das faculdades mais completas que existem e uma das que marcam mais a diferença na evolução do Ser Humano.


O gosto pela leitura começa muito antes dos 6 anos. O simples reconhecimento da voz dos Pais dá confiança ao bebé e ensina-o, desde logo, a prestar atenção (isto vai desaparecendo com o tempo, mas isso é outro assunto).

Cultivar hábitos de leitura desde o berço é das melhores práticas que os Pais devem contemplar na educação dos seus filhos. Para além de todos os momentos de partilha e de interação que vivemos com os nossos filhos, a leitura de histórias tem de estar no topo da lista e nada melhor que fazer desse momento um ponto alto do dia.

Aqui ficam algumas sugestões:

1. Leia com alma e encarne as personagens

Entre na história que vai contar. Invente vozes para as diferentes personagens e até acrescente passagens que possam surpreender as crianças. É natural que uma história seja lida mais do que uma vez, por isso é importante ter um pouco de improviso para que seja sempre diferente.

2. Escolha o cenário perfeito e sem interferências

Ler uma história antes de dormir é das experiências mais enriquecedoras. A agitação está mais controlada, o ambiente é calmo e propício à atenção. Se aproveitar outros momentos do dia para ler, tente criar um ambiente propício, bem aconchegado e de plena dedicação.

3. Escolha o livro em conjunto

Quando há participação tudo fica mais fácil. Varie o mais possível mesmo que pressionado a ler pela enésima vez a história dos 3 Porquinhos ou do Peter Pan. Isto pode acontecer, desde que varie introduzindo um toque pessoal. Tente também contar uma história sem livro. É um desafio interessante, especialmente se pedir que haja participação da criança para que ela própria conte partes da história.

4. Para além da leitura antes de dormir, leia em horários variados

Quebre rotinas. Entre ver televisão ou jogar um jogo no tablet, "puxe" a criança para lerem um livro em conjunto. Motive-se a fazê-lo porque só assim transmite essa vontade. E porque não uma história ao acordar? É um momento difícil, mas de certeza que o dia começa com mais imaginação.

5. Divida a história em partes, deixando algum suspense para o dia seguinte

As histórias não têm fim, isso já sabemos. E também sabemos que cada virar de página é um momento de descoberta e mais o é quando deixamos uma parte da história para ler no dia seguinte. "Pai, vá lá, deixa-me ver o que vai acontecer". É esta reação que procuramos, porque de certeza que as cenas dos próximos capítulos vão estar a ocupar a imaginação por alguns momentos.


Enriqueça estes momentos a gosto. Quando for às compras, disponha de algum tempo para passear na zona dos livros infantis, porque há sempre propostas interessantes.

Bem, tenho de terminar, estou a ser chamado: "Pai, está na hora de contares uma história".

O Pai

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.