Pai, conheces os teus direitos por seres Pai? O que mudou nos direitos e apoios para pais e mães
O assunto voltou à ordem do dia e existem algumas alterações à Lei do Trabalho no que concerne aos direitos e apoios concedidos a pais e mães para a educação dos seus filhos.
A grande mudança a registar é na licença de paternidade. O Pai passa a ter direito a 15 dias úteis, sendo obrigatório gozar 5 dias logo após o nascimento do filho e os outros 10 até ao bebé fazer um mês. Para além desta licença, o Pai tem ainda direito a mais 10 dias úteis a gozar em simultâneo com a licença de maternidade da mãe.
São excelentes notícias para os Pais que vê o tempo de acompanhamento do nascimento do filho aumentado significativamente.Para além desta alteração, destaca-se a possibilidade de o Pai e da Mãe com filhos até 3 anos, poderem optar pelo regime de teletrabalho, quando a empresa dispõe de condições e quando a função desempenhada seja compatível com o mesmo.
As novas leis foram publicadas em Diário da República no passado dia 1 de setembro de 2015 e entram em vigor no próximo Orçamento de Estado para 2016.Encontrei um esquema interessante desenvolvido pelo Jornal de Negócios que resume todos os direitos e apoios que os pais devem conhecer:
O Pai
Fonte: Jornal de Negócios Mãe me Quer