Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O melhor Pai do Mundo

Ser Pai é uma experiência que merece ser partilhada. Este espaço é dedicado a todos os Pais que receberam dos seus filhos o título de "O melhor Pai do Mundo".

Daa, ta da da daaa ta da da

daa-ta-da-da-daaa-ta-da-da.png

Para quem não percebeu o título desta história aqui está a tradução: "Pai, dá-me aquela bolacha". A frase "Os Pais entendem mesmo aquilo que os filhos não dizem" é uma verdade absoluta. Basta apontar o dedo, fazer um gesto com a cabeça que nós entendemos logo o que a nossa filha mais nova quer. Não conseguimos controlar o ímpeto e instinto de a ajudar a obter o que ela pede, mesmo que isso não a ajude a melhorar a sua comunicação verbal.
 

Recordo-me perfeitamente que o nosso mais velho com dois anos não dizia uma palavra. Remetia-se a uns "hmm hmm" e nós sabíamos logo o que queria. Assustou-nos um pouco e por isso falamos com uma psicóloga que nos ajudou (a nós Pais sobretudo) a dar o clique que faltava.

 

Confesso que provavelmente nos preocupámos cedo demais, mas nisto não podemos ter hesitações, na dúvida procuramos ajuda e assim foi. Com o segundo filho as coisas são diferentes, a experiência dá-nos ponderação e a criança beneficia disso.
 
Hoje a princesa quer tudo o que a rodeia, mantém os "hmm hmm" iguais ao irmão, aponta para tudo e até já acena a cabeça como que a dizer que sim quando acertamos naquilo que ela quer... por vezes até brincamos com isso e em vez de lhe perguntar se que o leitinho perguntamos "Queres uma cervejinha?" ao que ela acena que sim!
 
A comunicação verbal é uma das características que nos distingue das restantes espécies. Como Pais devemos incentivar para que seja desenvolvida no tempo certo, mas se existirem dúvidas, não há mal nenhum em procurarmos ajuda e aí devemos envolver todas as pessoas que têm contacto frequente com a criança para que também tenham ferramentas para apoiar o tal desenvolvimento, para além dos Pais, os irmãos, os avós, tios e outras pessoas próximas.
 
"hmm hmm", diz a princesa de braços estendidos em direção ao Pai. Aqui não precisa de fazer mais nada porque já sei que quer dar miminhos ao Pai... ou quer colo! Ok, faço as duas coisas.
 

O Pai

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.